terça-feira, 4 de junho de 2013

A entrevista que os alunos do 2º ano fizeram a Rosa Duarte


Quando soubemos que nos iria visitar na nossa Escola tentamos pesquisar a sua biografia na Internet mas, não encontramos grande informação. Como tal, resolvemos  fazer uma bateria de perguntas às quais aguardamos a resposta presencial. E foi o que aconteceu!
Assim, Rosa Duarte veio à nossa Escola e a partir do diálogo pudemos fazer a sua biografia!


Assim, partilhamos aqui as nossas questões e as respostas que nos foram dadas.

De onde vem?
De Braga.
Onde estudou?
No magistério, em Braga.
Qual é a sua profissão?
Fui professora e agora adoro encantar crianças.
Que motivos a levaram a escrever?
Encantar meninos como vós e deixar uma marca no nosso português, na histórias que vão ouvir.
O que é necessário para se escrever um livro?
Saber escrever bem e esticar o fio da Imaginação!
Tem mais livros da sua autoria?
Não tenho mas, tenho mais histórias para contar.
Quais foram as fontes de inspiração para escrever este livro?
As crianças, os animais e a natureza.
Que importância teve este livro na sua vida?
Muita importância! Faz-me sentir que gostam de mim (assim espero)!
De todas as histórias do livro qual a que lhe deu maior prazer escrever?
Todas as histórias me dão prazer mas tenho um carinho especial pelo "Cão trapalhão" porque fala do meu cão companheiro, o meu cão trapalhão.
Porque é que escreveu as histórias a rimar?
Porque em prosa há muitas histórias e eu gosto de escrever poesia. Assim, optei por esta forma de escrita.
O que é necessário fazer-se para publicar um livro?
Temos de ter vontade de procurar editoras, escrever uma carta às editoras para saber se estão interessadas e existir uma que acredite e nós!


































































































È um prazer que devem ter sempre, escrever, ter um caderno onde possa pôr as minhas ideias e nunca deixar de escrever!
Quando estava a escrever partilhou  a história com alguém para poder saber a reação das criança às suas mágicas palavras?
Mostrei a colegas que leram aos seus alunos e observavam as suas reações às mesmas.
Qual o livro que leu e que a amarcou mais?
O que o meu pai me lia quando eu estava doente e tinha a vossa idade: Contos do Arco da velha.

Sem comentários:

Enviar um comentário