Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da leitura do agrupamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da leitura do agrupamento. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de março de 2016

A Camélia e o presente misterioso de Moreira do Castelo

Jardim de Infância de Moreira do Castelo
SEMANA DA LEITURA
História inacabada
A Camélia e o presente misterioso
Era uma vez uma menina chamada Camélia. Todos os dias, ao acordar, ia à janela respirar ar puro.
- Camélia! Vem tomar o pequeno- almoço! Dizia a mãe.
Depois de tomar o pequeno – almoço, Camélia costumava ir ao Parque Infantil. Um dia, no caminho encontrou um presente e…
…olhou…
Camélia: – O que será?
Apareceu a amiga Rosa, que ia brincar para o parque infantil e perguntou-lhe:
Rosa: - Bom dia Camélia, vens brincar comigo?
Camélia: - Vou, mas…encontrei esta caixinha…
Rosa: - O que será?
Camélia: - Não sei…
Estavam as duas amigas admiradas com esta descoberta, quando apareceu o Coelho Saltarico.
Coelho Saltarico: - Olá meninas? O que se passa?
Rosa e Camélia: - Coelho Saltarico, encontramos este presente, mas não sabemos quem o deixou aqui…
Coelho Saltarico gostava de fazer surpresas! Com  cuidado pegou no presente e…
Rosa e Camélia: - Cuidado! Não sabemos o que está aí dentro!
A surpresa foi deixada pelo Coelho Saltarico.
O Coelho Saltarico abriu a caixa com muito cuidado e estava lá dentro um ovo com um laço.
Um pequenino barulho destro do ovo…ouviu-se um biquinho a picar o ovo…
Surpresa! Saiu de lá um pintainho amerelinho e muito fofinho!
Rosa e Camélia: - Tão lindo! De quem será este pintainho?
Então o Coelho Saltarico disse que era da galinha Pintada que se tinha esquecido dele na floresta. O Coelho trouxe-o para a sua toca e enfeitou-o para fazer uma surpresa a quem o encontrasse.
Felizes as meninas, levaram o pintainho Quico para casa da Camélia e cuidaram dele.

O pintainho Quico cresceu… e tornou-se num bonito galo, que todos os dias acordava a Camélia para tomar o pequeno almoço e ir brincar para o Parque Infantil.

Como decorreu a nossa semana da Leitura

Na nossa escola comemoramos a semana da leitura com muitas atividades.
Tivemos...
- Concurso de leitura com as turmas dos 3º e 4º anos
Os nossos representantes para a finalíssima foram eleitos e aplaudidos por todos! 

Os livros que os vencedores receberam são oferta de um grande parceiro "porto Editora".
- leituras entre pares, entre salas de aula.

- dramatização da história da carochinha pelos alunos de 2º ano, dinamizada pela professora das AEC, que dá apoio á biblioteca escolar semanalmente.

Os artistas do 2º ano preparados para entrar em ação!

A Carochinha e o João ratão.


- Leitura e dramatização da história "os ovos misteriosos" pela magia das alunas Diana, Cátia e Lara, orientadas pela professora de Ensino Especial. Os alunos de pré-escolar de Agilde e 1º ano tiveram oportunidade de viverem esses momentos de alegria.

Os alunos do 1º ano, um em particular ficaram felizes com a visita das nossas amigas.


O espaço escolar esteve decorado com os nossos elos de leitura.


Os padrinhos da leitura, Carlos André e Carla Sofia visitaram-nos!

Aqui ficam algumas fotos que ilustram alguns desses momentos.
Nós sabemos que as educadoras também estiveram a criar com os seus alunos as diferentes versões da História" A camélia e o presente misterioso". Alguns pais também foram chamados a participar.

Finalizo esta "reportagem" agradecendo à Porto Editora, na pessoa do Sr. Vasco por ofertar livros da coleção Educação Literária, aos vencedores do Concurso de Leitura, 2ª fase.

quarta-feira, 18 de março de 2015

O nosso concurso de Leitura , 2ª fase decorreu assim...

Com a presença de todas as turmas do Centro Escolar, os alunos finalistas de 3º e 4º anos leram e encantaram os presentes.
Estão todos de parabéns!
Duas alunas do 1º ano também surpreenderam os presentes com a partilha de um poema do Livro "As famílias dos animais!







E os padrinhos da Leitura também nos visitaram e encantaram com a história da Maria e do João que são verdadeiros amigos!



As nossas representantes na grande final serão:

A representante e vencedora do 4º ano: Lara Beatriz
A grande vencedora do 3º ano: Adriana.

Um agradecimento especial aos professores que abraçaram este projeto e em especial à professora Anabela, coordenadora da Escola da Mota que veio apoiar os alunos nas suas caminhadas pelo mundo da Leitura.
Resultado de imagem para porto editora
Obrigada Porto Editora por ser nossa parceira nesta atividade.

O dia 17 de Março esteve a abraçar leituras com os amigos mais novos

Os alunos do Jardim de Infância partilharam a história "Quanto vale a amizade?"

Falamos muitas palavras do mundo em português, inglês, francês, espanhol e aprendemos a dizer amigo em cabo-verdiano.
Foi uma gatinha especial que com as suas "palavras de afeto" pediu que os alunos do pré escolar partilhassem esta história e que levassem a sua "foto" para a sua escola.



Partilhamos o resultado do nosso trabalho com os colegas.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Os escritores das nossas turmas...

Eis alguns dos ovos cheios de magia que nós encontramos no Centro Escolar.


As madrinhas da leitura visitaram os alunos do pré escolar e ensinaram uma palavra com muitas sílabas

As alunas do 9º K partilharam a história de uma galinha que estava doente e...
veio o veterinário para a curar!

O nosso ovo com informação da escritora que escolhemos já está em exposição!