Mostrar mensagens com a etiqueta SOBE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta SOBE. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Projeto SOBE no dia de S. Martinho

Se queres saber mais sobre este projeto clica no link:
http://www.sobe.pt/
Com o Dr. Dentolas vamos viajar até a um reino encantado

 
 
 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Projeto SOBE no Centro Escolar da Mota





Os alunos do 1º Ciclo do Centro Escolar da Mota receberam o senhor enfermeiro Ivo e partilharam momentos mágicos:
Escutaram histórias,
relembraram como se escovam os dentes a seco,
receberam os Kits de lavagem de dentes.


Mas os nossos amigos querem conhecer as suas histórias?
Eu vou então partilhá-las...
Já sabem, basta clicarem nos links.

Os alunos do 1º ano leram a história:
http://issuu.com/claudina61/docs/o_menino_que_n__o_escovadentes




Os alunos de 2º e 3º anos partilharam a história do dente do Dinis:


(Estou ansiosa por ver as suas Bandas desenhadas).
Os alunos do 4º ano partilharam a história do dentinho atrevido.
http://pt.slideshare.net/Alvesana/o-dentinhoatrevido
(foram convidados a escrever uma notícia sobre a atividade).

Projeto SOBE no Centro Escolar da Mota


Aqui partilhamos um vídeo que tem por base algumas das atividades realizadas na biblioteca escolar e na sala de aula ao longo dos dias 20 e 21 de Outubro.
Agradecemos a presença do enfermeiro Ivo na nossa Escola que torna, novamente este projeto um caso de sucesso.
Enquanto professora bibliotecária também agradeço a todos os colegas titulares de turma que apoiam e continuam a dinamização deste projeto  ao longo do ano letivo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Os nossos trabalhos alusivos ao projeto SOBE e dia da árvore estão exposto na entrada da nossa escola

Os nossos pais estão contentes com o resultado e nós também porque nos empenhamos muito nas atividades propostas e dinamizadas pela biblioteca escolar.
As nossas árvores docinhas!

Ovos de Páscoa com dentes!

O painel dos alunos do pré-escolar!
Parabéns a todos pelo vosso empenho!

Projeto SOBE com as turmas do 2º,3º e 4º anos


Foi com grande alegria que os alunos do 2º ano escutaram a história do ratinho misterioso na biblioteca escolar, e com grande empenho que aprenderam a realizar a escovagem dos dentes a seco na sua sala de aula. Os alunos ficaram entusiasmados com a prenda que o Sr. enfermeiro Ivo trouxe: os kits de escovagem de dentes!
Esta "boca gigante" ajudou na aprendizagem da escovagem.

Demonstraram serem alunos atentos e participativos.

Todos diferentes e todos iguais é o nosso lema e todos somos capazes de aprender, basta querer!

 Mas, os alunos dos 3º e 4º anos não quiseram ficar atrás. É verdade!
Escutaram e ajudaram a dramatizar a história do macaco do rabo cortado que afinal ficou desdentado. Muitos sorrisos brilharam na biblioteca escolar e na sala de aula mostraram-se atentos e ficaram com a boca "fresquinha" por terem aprendido a lavar os seus dentes com esta nova técnica de lavagem a seco.
Querer é poder! E todos quiseram aprender a lavar os dentes e assim o conseguiram. E aqui partilhamos  algumas fotos que ilustram este texto.



Termino este artigo agradecendo toda a colaboração dos enfermeiros Ivo e Adélia que ajudaram que esta aprendizagem além de se tornar efetiva também fosse surgindo imbuída num espírito  de alegria e magia.
As suas personagens ficarão para sempre no nosso coração.
Obrigada e parabéns pelo vosso trabalho!

terça-feira, 18 de março de 2014

Os nossos dentinhos decoram o espaço escolar



O projeto SOBE já é uma aposta de alegria e boas práticas na nossa escola, como aconteceu com os alunos do 1º ano

Mais uma vez os senhores Enfermeiros dinamizaram a atividade no âmbito do projeto SOBE, na nossa biblioteca escolar.
A professora Alexandra e o enfermeiro Ivo contaram a história de um gatinho que queria conhecer o "ratinho dos dentes", que é um primo afastado da fada dos dentes.

Depois a enfermeira Adélia ensinou a lavagem a seco.


Para finalizar fizemos de conta que tínhamos um general que dava ordens e os alunos eram soldados e que tinham que acompanhar as indicações do seu general. O resultado foi muito profícuo pois os alunos aprenderam a fazer a lavagem a seco e ganharam um kit do projeto SOBE.
Para finalizar, os alunos receberam o diploma de bem comportados quanto à sua higiene oral e cantaram a canção do dia: escova, escova....




Um sorriso maravilhoso a partilhar!


O projeto SOBE já é uma aposta de alegria e boas práticas na nossa escola

Os alunos do pré-escolar de Agilde e do Centro Escolar partilharam a história de um elefante e descobriram que é importante termos cuidados de higiene oral.
Quem contou a história?
Um grupo de amigos: a Diana (que é uma amiga muito especial), a professora Alexandra e o Sr. Enfermeiro Ivo.
A história teatralizada decorreu com grande alegria e intervenção do público atento.
Depois desse momento, a Enfermeira Adélia esteve a ensinar a escovagem a seco.
No final os alunos levaram para casa um diploma para decorar onde estavam presentes os animais da história.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Projeto SOBE em ação nos Jardins de Assento, Borba e Agilde




Os alunos de Assento, Fervença; Borba da Montanha e Agilde foram visitados neste mês das Bibliotecas Escolares, no âmbito do projeto SOBE.


 
No dia 14 de Outubro, a parceria Biblioteca Escolar Centro de Saúde partilhou momentos de aprendizagem sobre a Educação e higiene dentária.

 Momentos de atenção quando do visionamento do filme aconteceram.... mas momentos de cantoria e dança também surgiram!
 No filme aprendemos que não podemos comer muitos doces e temos que ter cuidado com a placa bacteriana!
 As bocas (e sua dentição) dos vários meninos foram observados pela srª Enfermeira Adélia!

domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto SOBE no mês das bibliotecas escolares

No dia 7 de Outubro, a professora Alexandra da Biblioteca escolar juntamente com o sr. enfermeiro Ivo deslocou-se ao Jardim de Infância de Carvalho e Centro Escolar da Mota, onde realizaram  atividades que visam alertar os mais novos para a importância da higiene dentária.
Os alunos de Carvalho e Covas  começaram a sua manhã com grande alegria ao cantarem a canção de maior sucesso do projeto SOBE: acordar.

Foi realizado um rastreio às suas bocas para se sinalizarem os meninos com cáries. Depois, os mais novos puderam escutar uma história sobre o "Dr Dentolas e a lenda do Reino dos Dentes".
De seguida, durante um breve diálogo os alunos revelaram saber quais os cuidados a ter para ter uma boca saudável e sem cáries, sendo então premiados com um kit oferecido no âmbito do projeto SOBE.
Este será mais uma ferramenta para a aposta na aprendizagem de uma escovagem correta no meio escolar.
Para terminar a manhã cantou-se novamente a canção de sucesso.
Após o almoço foram os alunos  do Pré-escolar de Moreira e Centro Escolar da Mota que usufruíram desses momentos mágicos.



Ficamos felizes por fazermos parte desses momentos e aguardamos os vossos trabalhos alusivos a dentes saudáveis e uma alimentação correta. Até breve.