Mostrar mensagens com a etiqueta educação literária. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta educação literária. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A arca do tesouro... repleta de palavras, sons e sentimentos

Imagem relacionada
Hoje partilhamos a história "A arca do Tesouro".

Ao som de flautas  e outros instrumentos descobrimos a história de Maria, uma menina da nossa idade.
Tal como ela não gostamos de palavras de Inverno mas tal acontece muito no nosso dia-a-dia.

Imagem relacionada

Refletimos e descobrimos que todos nós temos uma avó, tia ,mãe ou madrinha que nunca tem voz de INVERNO.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Após escutarmos a arca do tesouro escrevemos poesia.

Se queres conhecer este conto maravilhoso clica no link:

http://glups.leya.com/_media/files/2011/Apr/a_arca_do_tesouro_eeja.pdf

E estes foram os dois poemas escritos por alunos das turmas de 3ºa no:

O meu tesouro

Amizade, eu quero sentir,

Saúde, dá-nos força para viver!

Amor e alegria, quando abraçamos o pai e a mãe!

Sorriso, eu quero ver em toda a gente;

Felicidade, quando tratamos todos com igualdade.

Agradecer, a vida que nos fez nascer.

Ternura, num sorriso inocente de uma criança

Paz e harmonia num mundo repleto de fantasia

Partilhar emoções em cada dia.


Mara Sabrina Fernandes Martins, nº 14 3º F
Resultado de imagem para a arca do tesouro alice vieira


O meu tesouro é assim!

Família é algo que nós temos de mais importante

Paz à minha volta quero dar

Inimigos não  quero ter!

Paixão, de cor encarnada quero sentir

Coração repleto de amor quero oferecer

Saúde, peço a Deus

Maldade não quero ter,

Educado quero ser.

Carinho dar e receber

Velhinhos ajudar com a minha alegria

Harmonia lhe colocar nos corações

Tesouro é bom de verdade

Se ele for a minha felicidade.


João  Tomás Pires Teixeira

Nº 12, 3º E

 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O Som das Lengalengas com os alunos do 1º ano



Hoje aprendemos como as lenga lengas são divertidas e com as quais aprendemos a brincar.
Se queres travar a Língua  com tantas palavras visita:
http://segundociclo.webnode.pt/lengalengas/

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Se eu fosse... escrevem os alunos do 4º ano

Vamos escrever um poema com as personagens de um livro
http://pt.calameo.com/read/0025486856b26f82debd2
e com algumas personagens nossas conhecidas.
Vamos descobrir novos poetas e poetisas?

 
Hoje, na biblioteca escolar, os alunos do 4º ano leram e partilharam poemas dos Versos de Cacaracá.
No final da atividade foram convidados a escrever poesia.
Quem foi António Manuel Couto Viana?
Aqui podes descobrir:
      https://www.sitiodolivro.pt/pt/autor/antonio-manuel-couto-viana/377/
ou aqui...
https://sites.google.com/site/sbefinisterracantanhede2/educacao-literaria/primeiro-ciclo/4-o-ano

segunda-feira, 27 de abril de 2015

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA : Descobrimos a história de Pedro e Inês


Os alunos do 3º ano estiveram a descobrir o livro "o senhor do seu nariz".

Se queres descobrir as histórias maravilhosas deste livro clica:
http://escolovar.org/conto_alvaro-magalhaes_senhor-do-seu-nariz.pdf

Tentamos desvendar o amor de D. Pedro e Inês de Castro a partir da sugestão de Álvaro Magalhães.
Aguardamos que faças essa viagem com todos os alunos do 3º ano!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Educação Literária 1º ano

Os alunos do 1º ano estiveram na biblioteca escolar a desvendar o livro Aquela Nuvem e  as outras.
Descobrimos que aquela nuvem nos trouxe muitas histórias de animais que na Primavera começam a surgir no nosso caminho...
... as andorinhas, as formigas, a joaninha, o lagarto, entre muitos outros.
Partilhamos a sua leitura e foi muito divertido.

 
Na natureza os animais buscam o sol e nós buscamos as palavras mágicas de Eugénio de Andrade.
Se as queres conhecer basta clicares no link:
http://escolovar.org/conto_eugenio-andrade_aquela-nuvem-outras_campo-das-letras.pdf